Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Unicórnio

O dia a dia de um Unicórnio. Suas inspirações, aventuras e desaires.

O dia a dia de um Unicórnio. Suas inspirações, aventuras e desaires.

O Unicórnio

08
Abr15

Aí está! Ode ao verdadeiro campista.


O Unicórnio

Durante quase vinte anos que eu e a minha família, passámos férias em Peniche no parque de campismo. Escusado será dizer que eu e a nha`irmã, adorávamos os verões cheios de sol e liberdade ao ar livre. Estar no parque era como estar com amigos. Todos nos conheciam e tomavam conta uns dos outros.

 

O ritual era sempre o mesmo;chegávamos, demorávamos dois dias a montar a tralha e desfrutávamos dos três meses.  Eu e a nha´irmã, já mais crescidas, passávamos os dias na praia com os nossos amigos e os meus pais, não tão adeptos de areia e de sol, preferiam descansar e passear.

 

Éramos campistas, mas não completos campistas. Éramos campistas  “assim-assim”. Havia sim, uma classe superior de campistas que eu admirava, dado a paixão e dedicação com que se entregavam àqueles dias de ócio.

 

Eram os campistas “à séria”.  Calçãozito pelo joelho, chinelo “Summertime” e a enorme barriga a passer ao sol. Por vezes, usavam um chapéu de palha com a fitinha da Ilha da Madeira, óculos de aviador e quase todos tinham a unha do mindinho bem crescidota, não fosse o comichão no rego dar sinal.  Era ouvi-los, a falarem alto, satisfeitos, a coçarem a pança e o escroto, e de vez em quando, bafejavam o litoral com um belo de um traque suavemente levado pela brisa de Agosto.

 

De manhã, levantavam-se bem cedo e faziam a higiene nas casas de banho do parque. Lá iam eles, os doutores, todos empertigados com o belo do rolo do papel higiénico debaixo do braço (para todos saberem que iam fazer cocó), e na outra mão,  o belo do balde de plástico transparente que continha os chichis e os cócós de toda a família. Sim, porque isto de andar a caminhar para o wc de madrugada é uma chatice!

 

O campista “à séria”, depois da higiene, toma o pequeno almoço com a família no interior da tenda. É pão, é queijo, são tostas e sumos, preparados tal e qual como em casa. De ressalvar que o campista “à séria”quando vai de férias, leva a tralha toda atrás, sem se esquecer do vaso das flores e da antena parabólica. Sei que ainda existem neste parque, roulottes que têm caixas do correio, pavimento exterior em azulejo, cozinhas totalmente equipadas, e televisores plasma.

 

Os preparativos para o almoço, começam logo a seguir à primeira refeição da manhã.  Às dez, já o foguereiro está aceso e o cheiro a pimento a pairar no ar. O dito campista, com a bela mini na mão, grita para o vizinho da frente os resultados do futebol da noite anterior e a meio da conversa, combina uma cartada lá para o final da tarde na sala de convívio. É vê-los bem redondinhos e vermelhos a jogar às cartas, enquanto os netos brigam uns com os outros para ver quem é o primeiro a “atirar ao gato”. Literalmente.

 

Este campista, nunca vai à praia. NUNCA. Nunca sai do parque. NUNCA.  É ali, naquela área geográfica que se movimenta e sente seguro.  Normalmente, passa as tardes na esplanada da tenda, a comer tremoços e a coçar os pés um no outro.

 

De noite, é aquele que não deixa dormir os vizinhos do lado. Por todo o parque, ecoam na madrugada os roncos profundos vindos do campista “à séria” que ignora os gritos do exterior que o mandam calar. O campista, este campista,  é livre. É senhor da sua roulotte (ou tenda), é alheio a todos os problemas do mundo, centrado só em si e no seu bem estar. O campista, este campista, é feliz com a sua barriga, com o facto de ter que fazer cocó num balde. É fiel aos seus hábitos e jamais se vergará aos novos campistas modernos de alpercatas e franjas que vão de Quechua, armados ao pingarelho.

 

PESO DA BARRIGA.jpg

 

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D